Bafões   Diversão   Esporte   Famosos   Música   Moda   Notícias   Viagens

Viagens

 

Giro do Ferveção em Lagoa Santa revela os points da bela cidade mineira na Grande BH

  

Gruta da Lapinha e Orla da Lagoa

Ferveção foi fazer um gripo pela cidade de Lagoa Santa, há 35 km da capital mineira no sábado, (9/9). Com 50 mil habitantes, a cidade é conhecida mundialmente por causa da Gruta da Lapinha e do Parque do Sumidouro aonde o fóssil humano mais antigo das Américas foi encontrado, chamado de Luzia

Dr Peter Lund também conhecido como pai da paleontologia brasileira residiu em Lagoa Santa por 44 anos, onde desenvolveu uma série de estudos, tendo visitado diversas grutas e reunido um expressivo acervo de achados paleontológicos. Suas pesquisas na região deram e ainda dão visibilidade ao município em escala internacional, principalmente pela quantidade e significância desse acervo. Entre os achados de maior destaque do dinamarquês estão diversas espécies da Antiga Fauna da Região (Megafauna), como o Tigre Dentes de Sabre e a Preguiça Gigante; e ossadas humanas do “Homem de Lagoa Santa”.

A cidade também é famosa pelos bares e belas paisagens na orla da lagoa região central, onde há um shopping, locais para pratica de esportes e um belo pier com vista para a parte nobre da cidade e toda a lagoa.  

A primeira Igreja Matriz de Lagoa Santa foi construída no ano de 1819, próximo a data de criação da freguesia de Nossa Senhora da Saúde de Lagoa Santa, que se dá em 1823, separando-se então da freguesia de Santo Antônio da Roça Grande. Nos anos 60, a Igreja foi demolida e em seu lugar erigida outra edificação religiosa, com características modernas.

 

A Lagoa Central 

Apresenta os pontos turísticos inseridos no contexto na Lagoa Central, dissertando sobre sua relevância histórica e cultural: Lagoa Central, Iate Club, Feira de Arte de Artesanato na Orla da Lagoa, Mirante Morro do Cruzeiro, Horto.

Na Alameda Prefeito Euro Andrade, próximo à lagoa, é realizada uma feira de artesanato todas as sextas e sábados à noite. Há um centro de apoio ao turista nessa região.

 

Meu Bhar Orla da Lagoa 

A cidade tem um grande número de bares à beira da Lagoa Central, mas o mais famoso deles é sem dúvida o Meu Bhar Orla, que também tem unidades na Lagoa da Pampulha em BH. 

O cardápio é rico em pratos gourmets e drinks especiais variados e os preços são excelentes pela qualidade de atendimento do estabelecimento. O fim de tarde é a melhor hora para curtir a bela vista da lagoa e aproveitar o happy hour.   

 

Parque do Sumidouro e Gruta da Lapinha

Criado em 1980 e implantado em 2010, o Parque Estadual do Sumidouro é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com área de 2 mil hectares e tem como principais objetivos a preservação do patrimônio histórico, cultural, científico e natural existente na região, como as grutas, pinturas rupestres, a fauna e a vegetação do cerrado e da mata seca. 

O Parque está situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, a 50Km da capital mineira e a 30Km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Os principais atrativos do Parque são: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Casa Fernão Dias, atividades de caminhada e escalada. O Parque possui em seu entorno monumentos arquitetônicos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), como a Capela de Nossa Senhora do Rosário e a Casa Fernão Dias.

 

Gruta da Lapinha 

Considerada uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha fica no Parque do Sumidouro em Lagoa Santa e tem como característica principal as marcas de um rio subterrâneo. 

A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas. 

É mesmo de se surpreender em encantadores 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão, dos quais 300 são visitáveis..

 

Museu Peter Lund

É um museu que integra a Rota das Grutas Peter Lund, com o objetivo de divulgar as descobertas e a trajetória do importante naturalista dinamarquês que dá nome ao espaço. Foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012. Com 1.850 metros quadrados e três andares, o prédio possui ssala expositora com 82 fósseis descobertos por Lund, vindos do Museu Natural de Copenhague, e cerca de 15 fósseis doados pelo Museu de História Natural da PUC Minas. Espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do Carste de Lagoa Santa. Sala multiuso para exposição de filmes. Dois espaços com explicações sobre os Planos de Manejo do Parque e Espeleológico.

 

            

COMENTE

Mande sua opinião


Nome:

E-mail:

Telefone:

Mensagem:
;

 

Mais Noticias

» Ator Igor Cosso divulga viagem ao Jalapão com o namorado, Heron Leal

 

» Naldo se apresenta na boate Ibiza Lounge em Contagem (MG)

 

» The Week São Paulo anuncia encerramento das atividades; Rio ainda segue nos planos

 

» Festa de Aniversário da diva mineira Walkíria La Roche teve performances e produção luxuosa)

 

» TV Globo denuncia shows de pagode com aglomeração e público sem máscara em Santa Luzia (MG)

 

» MTV MIAW 2021 premia destaques por voto popular

 

» Confira os looks do pink carpet do MIAW 2021

 

» MIAW 2021: Thales Bretas prestigia homenagem a Paulo Gustavo

 

» Garoto de programa conhecido como ‘Hulkinho do tráfico’ é preso por venda casada de sexo e drogas

 

» Rock in Rio Card, ingresso antecipado para o festival em 2022, está esgotado

 

» 2021 Emmy Awards: Confira os looks dos famosos na premiação

                                       

 

 FERVECAO.COM - Copyright (c)